Foi inaugurado em 1876 e os críticos gastronómicos do jornal americano USA Today incluíram-no na lista dos melhores do mundo. O Mercado do Livramento, em Setúbal, é mais do que um mercado "banal" e conta com inúmeras visitas não só de clientes como de curiosos que querem visitar o mercado. É conhecido pelo painel de azulejos, pelo edifício cor-de-rosa e pela qualidade dos produtos. O painel de azulejos tão característico do mercado sofreu em 2012 uma derrocada e agora conta com uma placa com o nome das vítimas como forma de homenagem. Apesar disso, conseguiram recuperar a maior parte das peças originais do painel de azulejos neobarroco com representações de actividades agrícolas e comerciais, além de uma vista de Setúbal do início do século XX.
Destaco também as figuras espalhadas pelo corredor central do mercado que são de Augusto Cid e representam várias profissões ligadas ao mercado (por exemplo a florista e o talhante).
Como se ser considerado um dos melhores do mundo não fosse o suficiente para despertar uma certa curiosidade, o mercado tem também uma grande variedade de produtos que primam sempre pela qualidade desde carne, fruta, produtos hortículas, floristas, mas também produtos regionais, vinhos, mel, queijos, pão, entre outros, destacando-se o peixe famoso pela sua qualidade única. Este mercado manteve-se tradicional, não sendo do género do Mercado da Ribeira, Romeira ou Campo de Ourique, fazendo com que seja também um motivo de interesse.
Existem também algumas actividades no mercado, como visitas guiadas, concertos e outros eventos. Este mês, dia 31 (terça-feira), faz 142 anos e tem uma festa preparada para os visitantes (mais informações aqui) .
Está aberto todos os dias das 7:00h às 14:00h e encerra à segunda-feira. É preferível ser visitado antes das 13h para ver o mercado em funcionamento e com todas as bancas montadas e com produtos, pois quanto mais tarde menos tem para ver. Situa-se na Avenida Luísa Todi em frente à fonte luminosa.
Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.
Página do blog no facebook: https://www.facebook.com/itsasmallworldblog/
Comments