top of page
Buscar

Universidade de Coimbra - "Do Paço ao Colégio"

Foto do escritor: itsasmallworlditsasmallworld

A Universidade de Coimbra é conhecida tanto em Portugal como no estrangeiro e por isso tem imensos visitantes de vários países. Foi fundada a 1 de Março de 1290 pelo Rei D.Dinis, porém acredita-se que nessa data já se encontrava em funcionamento. Inicialmente situava-se em Lisboa e em 1537, o Rei D. João III ordenou que fosse transferida definitivamente para Coimbra.

Apesar de ser uma Universidade que se encontra em funcionamento, é possível visitar algumas áreas. É uma visita muito interessante e que vale muito a pena. Existem vários programas de visitas disponíveis (podem ser consultados aqui , assim como os preços dos bilhetes) e optei pelo programa "Do Paço ao Colégio".


1. O Paço Real


Este local era destinado aos aposentos do Rei de Portugal quando estava em Coimbra e tem três salas: a Sala dos Grandes Atos onde se realizam as cerimónias académicas principais e foi lá que D. João (Mestre de Avis) foi aclamado Rei de Portugal; a Sala do Exame Privado onde os licenciados realizavam as suas provas a Doutores (exame oral feito à porta fechada e à noite) ; e a Sala das Armas com as armas da Guarda Real Académica que guardava os espaços da Universidade.

Além destas salas é possível também ter uma vista sobre Coimbra que vale a pena ver!



2. Capela de São Miguel


Esta capela sofreu algumas alterações ao longo do século e foi dedicada a São Miguel pelo seu importante papel a nível religioso. A capela original foi construída após a conquista da cidade aos Mouros em 1064 e a actual foi renovada no século XVI com a ajuda de D. Manuel I. No seu interior tem obras de vários artistas como Simão Ferreira, Simão Rodrigues, Francisco Ferreira Araújo e Joaquim Bernardes, e actualmente podem realizar-se casamentos e outras cerimónias, porém apenas podem ser realizadas por pessoas que estão ou estiveram ligadas à Universidade.

O que me chamou mais à atenção foi sem dúvida o teto devido às cores e à beleza das pinturas.



3. Biblioteca Joanina


Esta biblioteca é visita obrigatória para quem visita Coimbra. Infelizmente não é permitido tirar fotografias, mas é sem dúvida imperdível. As visitas são organizadas em grupos e quando compramos os bilhetes é-nos indicada a hora da visita. Foi construída entre 1717 e 1718 e é do estilo Barroco, sendo também considerada uma das mais ricas bibliotecas europeias. O seu nome é em hora de D. João V e na biblioteca está inclusive um retrato do Rei. Além da biblioteca em si, existem mais 2 pisos no edifício: a Prisão Académica e o Piso Intermédio.



4. Colégio de Jesus


Esta zona é afastada dos outros espaços que já mencionei, porém vale muito a pena visitar. Tem o Museu da Ciência, a Galeria de Física e a Galeria de Zoologia. O Museu da Ciência é bastante interativo, o que o torna interessante também para crianças que por vezes preferem Museus deste género. A Galeria de Física foi distinguida pela Sociedade Europeia de Física pelo seu interesse histórico devido ao facto de o local estar exactamente como foi criado em finais do século XVIII. A Galeria de Zoologia tem colecções doadas à Universidade e também de viagens sob o patrocínio da Coroa nos finais do século XVIII. É um espaço bastante grande, com diversas salas e bastante informação interessante sobre o que estamos a ver (objectos, espécies, salas,etc) , além de uma grande diversidade de espécies ao longo das salas que estão divididas por áreas.







Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


We Are

MOVERS & SHAKERS

© 2018 por IT'S A SMALL WORLD. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page