Fundada em 25 a.C. com o nome Emerita Augusta é umas das cidades a visitar para quem gosta de história e de monumentos da época dos Romanos, pois durante a ocupação Romana foi uma das cidades mais importantes da Península Ibérica e actualmente tem muito para visitar para que gosta dessa época. Além disso, o conjunto arqueológico de Mérida é Património da Humanidade da UNESCO.
Para ver este conjunto arqueológico compensa comprar o bilhete que dá acesso a tudo, até porque os bilhetes podem ser guardados até todos os locais serem visitados, seja no mesmo dia ou em dias diferentes.
O que visitar?
1 - Museu Nacional de Arte Romano
É um dos museus com a arquitectura mais bonita que já vi, com destaque para o tijolo laranja avermelhado e os arcos. O edifício foi desenhado por Rafael Moneo e foi inaugurado em 1966 e a ideia de Moneo era que o edifício parecesse da época romana, apesar de no exterior parecer um museu completamene banal. Tem vários pisos com esculturas, mosaicos, bustos, pinturas e informações sobre a época, com estaque para a escultura de Ceres, o retrato de Augusto, o mosaico dos Aurigas, entre outros. É sem dúvida um excelente complemento para quem visita o resto das atrações.
2 - Anfiteatro Romano
Já todos ouvimos falar das lutas dos gladiadores, até existem filmes sobre o tema, e neste anfiteatro (inaugurado a 8 d.C.) era um dos locais em que na época se passavam essas lutas. Não é um cenário e não é a fingir, era mesmo verdade, apesar de hoje em dia ser difícil de imaginar mesmo estando no local. Além dessas lutas, também existiam lutas entre animais e animais e homens. Com capacidade para 14 000 pessoas, o anfiteatro tinha 6 zonas principais: a arena (onde eram realizadas as lutas e corridas), o local onde estavam os animais, os corredores, o local onde estavam os gladiadores, os corredores para entrar e sair (destinados a combates de gladiadores), e claro, o pódio, que era onde os vencedores recebiam os prémios.
3 - Teatro Romano
É um teatro enorme, que tem tanto de bonito como de imponente devidos às colunas enormes e esculturas. Foi inaugurado a 15 a.C. e tem capacidade para 6000 espectadores e dividido pela zona da orquestra, o local onde se situava o coro, o palco e o cenário. Mas não era só na época que o teatro era usado, actualmente, no verão também é usado para musicais e peças de teatro.
4 - Ponte Romana
Esta ponte situa-se sob o rio Guadiana e é a maior ponte sobrevivente da época Romana. Actualmente tem um comprimento de 721 metros, apesar de antes medir 755 metros.
Existem mais atracções Romanas, porém, como estava a chover não consegui visitar todas, mas sem dúvida que voltarei a Mérida para completar a visita!
Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.
Comments