Para quem quiser visitar ilhas gregas relativamente próximas de Atenas para ter uma ideia de como são as tão famosas ilhas gregas, fazer um mini cruzeiro para as ilhas Hydra, Poros e Aegina é uma excelente opção. Existem várias companhias a realizar estas viagem, a que eu fui foi a One Day Cruise que incluía a viagem, o almoço buffet (excluindo as bebidas), música ao vivo e danças gregas no final da viagem. Tinha 3 pisos com cadeiras e mesas: com um piso para o almoço, outro piso mais resguardado numa sala transparente de forma a aproveitar a paisagem (e também com lojas), e o último piso mais descoberto, quase como se fosse uma grande esplanada.
A meio da viagem é feita uma apresentação de vários programas/passeios disponíveis para quem quisesse comprar, como por exemplo: visita guiada a Hydra com direito a degustação de um doce típico, passeios pelas outras ilhas, idas à praia com transporte incluído, entre outros. É uma viagem bastante agradável e toda a experiência vale a pena!
As ilhas:
Hydra
Foi a minha ilha favorita das 3, é sem dúvida um encanto e parece um cenário de filme, cada canto merece ser fotografado! Os únicos veículos automóveis permitidos na ilha são os camiões de recolha do lixo, o resto do transporte fica a cargo dos burros (sim, burros!) que transportam inclusive as malas de viagem dos turistas, e dos táxis aquáticos. Chegando à ilha é impossível não ser amor à primeira vista, e ao passear por entre as ruas sentimo-nos numa verdadeira ilha grega, pois as construções e todo o ambiente é tal e qual como imaginamos.
Fiz uma visita guiada que deu para conhecer alguns pormenores interessantes sobre a ilha, mas visto que não é uma ilha muito grande e (infelizmente) só era possível estar 1h30 lá, não compensa pagar pela visita guiada.
Da visita a Hydra, só tive pena de não ser possível estar lá mais tempo para aproveitar melhor, mas sem dúvida que vale muito a pena!
Poros:
Foi a segunda paragem, uma ilha bonita, porém tendo em conta o tempo disponível para visitá-la não foi possível mais do que ver algumas lojas e visitar alguns cantinhos da ilha. Poros, antigamente (a.C.) era duas ilhas, Sphería e Kalávria, porém, devido à explosão do vulcão Methana, Sphería foi separada de Methana e formou-se assim Poros, como está atualmente. Apesar de o tempo ser escasso, Poros como ilha não tem tanto para ver como outras ilhas, portanto o tempo chegou perfeitamente para ter uma ideia de como é a ilha.
Aegina
Infelizmente à hora que o cruzeiro chegou à ilha, o comércio de uma das zonas principais estava fechado, o que acabou por concentrar o movimento da ilha apenas na zona junto ao mar, nos cafés, restaurantes e lojas de recordações. É de destacar que existem vários locais com pistachios para venda (principalmente junto ao porto), que têm uma cor meia rosada meia avermelhada e têm um sabor um pouco diferente dos de que estamos habituados, mas são muito bons e vale a pena provar, nem que seja por serem tradicionais da ilha.
Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.
Comments