Já tinha ido a Bruxelas há alguns anos, mas o ano passado voltei a ir por algumas horas numa escala de 6h. É uma cidade muito bonita, muito movimentada e com várias coisas para visitar, mas visitar por umas horas também dá para ver algumas coisas que são destacadas pelos turistas.
Como chegar?
Eu fui de táxi do aeroporto para o centro, que ficou por aproximadamente 40 euros e no caminho deu para ver a Comissão Europeia, que fica um pouco longe do centro para visitar se só se tiver algumas horas para estar na cidade.
O que visitar?
1 - Gran Place
Esta é a praça principal de Bruxelas, onde se juntam vários turistas, artistas de rua e habitantes da cidade. É sem dúvida uma praça com construções bastante imponentes e bonitas e é o primeiro local da cidade a ser visitado pela maioria dos turistas. Além da beleza da praça, as ruas transversais também são paragem obrigatória, pois têm imensa coisa para visitar e como é central dá perfeitamente para serem visitadas com calma.
2 - Manneken Pis
Quem é que nunca ouviu falar desta estátua? É uma das principais atrações de Bruxelas e não há turista que não lhe queira tirar uma fotografia, apesar de ser pequena (61 cm)é muito famosa. Uma das curiosidades da estátua é que não está sempre como é conhecida originalmente (o menino nu), pois às vezes vestem-no com roupas diferentes e quando fui a Bruxelas estava vestido com um fato e bigode.
Além da estátua, são diversas as lojas que utilizam a mesma para decoração na entrada, souvenirs e outros produtos.
3 - Everard T'Serclaes
Esta figura em bronze é uma homenagem a Everad T'Serclaes, um cidadão comum que se tornou num herói devido à sua participação na libertação de Bruxelas do domínio dos flamengos. É comum passar pela estátua e ver turistas a tocarem e a tirarem fotografias, pois a lenda diz que se deve passar a mão ao longo da figura para atraír boa sorte. Está localizada na rua Charles Buls, perto da Gran Place.
3 - Boutique Tintin
Esta é para os fãs do Tintin, os que não são fãs mas gostam e para os curiosos! É a loja do Tintin com mershandising (canetas, capas, figuras das personagens, sacos, entre outros) e claro...livros do Tintin. É uma loja pequena e não é muito fácil de encontrar, mas vale a pena dar uma espreitadela, ainda por cima é perto do centro.
4 - Galeries Royales Saint-Hubert
Imperdíveis! Estas galerias foram construídas em 1847 e foram as primeiras galerias comerciais da Europa. Têm várias lojas e restaurantes com preços mais elevados do que no resto da zona, mas mesmo sem comprar nem consumir nada vale a pena visitar pela beleza e pela luz maravilhosa que passa pela cúpula de cristal. Estas galerias criam uma conexão com uma zona mais antiga/histórica de Bruxelas e uma zona mais moderna.
5 - Chocolates!
Bem, não é propriamente um local a visitar, mas é impossível sair da Bruxelas sem trazer ou comer chocolate! Afinal toda a gente conhece a fama (e proveito!) que os chocolates Belgas têm. Aconselho, para quem gostar, a comer um waffle com chocolate belga na rua onde se localiza a estátua Manneken Pis, porque nessa zona existem imensas lojas com waffles para comprar e comer. O cheiro a chocolate dessa rua é maravilhoso! Além dessa rua, a cidade está cheia de lojas com chocolates para venda.
Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.
Comments