A Grécia é conhecida pela história e também pelas ilhas paradisíacas, mas engana-se quem diz e acha que não vale a pena passar mais de 1 ou 2 dias em Atenas por não ter interesse e que só vale a pena visitar as ilhas. Tem sim, e muito! Desde a história, os monumentos, o movimento da cidade, a cultura, ... é sem dúvida um bom destino para visitar.
Bilhetes:
Não podia começar sem referir uma curiosidade (que dá muito jeito!) sobre Atenas e sobre as visitas aos locais principais relativamente a monumentos e história de Atenas. Os estudantes da União Europeia até aos 25 anos não pagam bilhete, ou seja, além de compensar comprar o bilhete combinado para visitar as atrações na Acrópole e espalhadas pela cidade (Acrópole, Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Templo de Zeus Olímpico, entre outros) tendo acima de 25 anos, quem tem menos que isso pode obter o mesmo bilhete sem pagar nada, apenas apresentando o cartão de estudante e o cartão de cidadão.
City Tour:
É sempre bom fazer um city tour pela cidade, porque dá uma perspetiva da cidade que talvez não tivéssemos se não o fizéssemos e, para além disso, ficamos a conhecer um pouco melhor a história de cada ponto turístico com ajuda do áudio guia. Existem várias opções, mas a tour que fiz foi a da companhia City Sightseeing (que existe em vários países), que incluía o percurso em Atenas, Piraeus e também pelas praias.
O que visitar?
1 - Acrópole de Atenas e Museu da Acrópole
Quando se pensa em Atenas é impossível não se pensar logo na Acrópole. Tal como o nome indica, está situada numa zona alta, sendo necessário subir muito para lá chegar, porém, como ia com a ideia de ter de subir muito, não me pareceu tanto como achava, mesmo com o calor de Agosto. É na Acrópole que estão presentes vários monumentos conhecidos: o Pártenon, o Erecteio, o Templo de Atena Niké e o Propileu. Além destes monumentos, também é lá que se encontra o Teatro de Dionísio, igualmente conhecido.
Além da Acrópole em si, também vale a pena visitar do museu da mesma porque tem peças, esculturas, bustos, artefactos (réplicas e muitos originais recuperados) e informações adicionais para completar a visita.
2 - Ágora Antiga
A Ágora era o local dos pensadores. Tem uma grande importância por ser o local onde os pensadores iam discursar e expor as suas ideias, entre eles o filósofo Sócrates. Além disso foi também onde foi inventada a democracia. Hoje em dia é um local grande e em ruínas, porém ainda é possível ver algumas estátuas da época e o Pórtico que foi um centro comercial construído pelo rei Átalo de Pergamon. É bastante interessante estar lá e imaginar os grandes pensadores a passearem por esse local e a refletirem sobre assuntos que ainda hoje são falados e relembrados.
3 - Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano
Estes monumentos estão mais perto do centro da cidade. O Templo de Zeus é um dos maiores templos dedicados ao Deus e é bastante imponente e bonito. O Arco de Adriano fica do lado de fora, ou seja, não é preciso bilhete para ver de perto e foi construído como homenagem ao imperador Adriano.
4 - Ágora Romana
Existem duas Ágoras em Atenas: a Ágora Antiga e a Ágora Romana. A Ágora Romana foi construída por ordem do imperador Augusto e passou a substituir a Ágora Antiga, tornando-se o centro admistrativo e comercial de Atenas. Atualmente só é possível ver pequenas partes das colunas presentes no pátio, e uma zona que correspondia às casas de banho públicas.
5 - Praça Syntagma e Render da Guarda
É a praça de Atenas e é lá que está o Parlamento, e no centro do Parlamento está o Túmulo do Soldado Desconhecido. A praça tem vários hotéis, restaurantes, lojas, e é um dos pontos principais para os turistas visitarem, por ser uma praça tão central (e a principal) e conhecida. Também vale a pena assistir ao render da guarda (é de hora a hora durante 24h), que atrai muitos turistas à porta do parlamento.
6 - Plaka, Monasteraki, Kolonaki
Estas 3 zonas são as zonas com mais vida de Atenas. Tanto à noite como de dia atraem muitos turistas e moradores de Atenas. Plaka é uma grande área cheia de comércio, restaurantes, artistas de rua e movimento. Monasteraki é uma zona cheia de cultura, comércio, restaurantes, lojas típicas, e é onde se vê também grande parte da cultura grega e a influência turca. Kolonaki é um bairro com lojas de luxo e é uma das zonas mais elegantes e luxuosas de Atenas.
7 - Little Kook
É sem dúvida dos locais mais queridos de Atenas, localizado em Psiri. É um café temático e quando fui (em Agosto o ano passado) o tema era o circo, mas sei que por exemplo no Natal mudam para algo mais natalício tanto fora como dentro do café. Porém não é só um "simples" café, ocupa uma rua que está decorada e que faz com que seja um sítio muito original e digno de ser visitado, vale mesmo a pena!
8 - Praias
Como o city tour fazia também o percurso pelas praias, acabei por passar por algumas e é impossível não conseguir ver beleza naquele mar azul e paradisíaco (é mesmo como se imagina quando se fala das praias gregas!). Não fui a nenhuma praia, mas sem dúvida que devem valer muito a pena. Nessa zona das praias estão também bairros caros de Atenas tanto a nível do comércio (marcas luxuosas) como a nível do preço das casas.
9 - Estádio Panatenaico (estádio dos Jogos Olímpicos)
Este estádio é um símbolo dos Jogos Olímpicos. Foram aqui realizados os primeiros Jogos Olímpicos conhecidos atualmente, porém, antes disso já eram realizadas competições em honra da Deusa Atena. Hoje em dia é possível passear por todo o estádio e sentarmo-nos as bancadas de mármore (com degraus enormes!), além de visitar um pequeno museu com a história dos Jogos Olímpicos com tochas dos jogos e outros objetos e cartazes que fizeram parte dos mesmos. A visita não está incluída no bilhete que tem acesso à Acrópole e aos outros monumentos que já falei, mas a entrada tem um bom preço e os estudantes pagam metade do preço. Além disso, ao comprar o bilhete é-nos dado um áudio guia para nos guiar durante a viagem, com a história do estádio, dos jogos olímpicos e algumas curiosidades.
10 - Ilhas Gregas
Apesar de, na minha opinião, Atenas ser muito interessante, as ilhas gregas também são igualmente conhecidas e também vale a pena visitar pelo menos uma para ter uma ideia de como são. Visitei 3 (Hydra, Poros e Aegina), mas irei dedicar um outro post só para falar sobre essas ilhas.
Curiosidades:
Não é só em Atenas onde se vê vários gatos na rua, mas a diversidade e número de gatos é tão grande que existe bastante merchandising sobre os "Cats of Athens".
Nos restaurantes é comum oferecerem a sobremesa, geralmente fruta, principalmente melancia.
Apesar de não ser uma curiosidade, deixo como dica experimentarem a Moussaka que é uma espécie de lasanha (mas na maioria das vezes sem a massa), o iogurte grego (que é parecido com o que se vende nos supermercados mas é melhor ainda!) e, para quem gostar de queijo, a típica salada grega.
Todas as fotografias e o texto são da minha autoria.
留言